sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Alguém toca piano




Mais concretamente, alguém toca piano no meu prédio, durante as manhãs do fim-de-semana.
Notei pela primeira vez, certo dia em que tinha acordado completamente exausto, enquanto estava a lavar a cara, uma melodia…
Ao princípio não liguei muito, pensei que estava só a ouvir algum rádio; mas à medida que as mordidelas da água fria arrastavam o cansaço para fora de mim, comecei a notar padrões na melodia, quebras que não pertenciam e repetições exaustivas.
Não era uma gravação que estava a ser transmitida duma estação de rádio. Era alguém alguns andares a cima que estava a tocar.
A música do piano acompanhou-me no resto da minha rotina diurna, só a deixei mesmo de a ouvir quando saí do elevador e pela porta do prédio em direcção ao meu dia-a-dia.
Não tardou muito até começar a imaginar como seria o misterioso pianista e o que levava ela ou ele a tocar…
A mais óbvia – e a que eu menos gosto – é que se trata de alguém que simplesmente gosta de música e quer aprender a tocar.
Ou pode ser um esposo carinhoso que toca todas as manhãs a música favorita da mulher para a despertar.
Ou podem também ser duas pessoas a tocar, um pai e uma mãe aos quais o destino levou-lhes o filho, então eles tocam para que, esteja ele onde estiver, a criança oiça a música e a possa seguir de volta a casa e a volte a encher de felicidade.
Ou pode ser uma rapariga, apaixonada por natureza e tímida também – tal como eu –, e esta música que me faz companhia nas manhãs é o seu canto de cisne. Um chamamento que continuará até um dia eu ganhar coragem e, assim que oiça as primeiras notas, saia a correr do meu quarto, suba os lances de escada, bata-lhe à porta e lhe diga que adoro ouvi-la tocar.






Imagens por: padraig13kosal

5 comentários:

  1. Adoro o teu Blog é mesmo fofo =)
    Obrigado pela ajuda com o meu ^^
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Imaginação vívida mas que, por acaso, se intersecta com a minha realidade. Já vivi uma situação muito semelhante, sendo eu a vizinha barulhenta.

    ResponderEliminar
  3. Eu até gosto de ouvi-la logo pela manhã, é agradável.
    Mesmo que a pessoa que esteja a tocar seja o pior músico de sempre, é bom saber que alguém toca apenas pelo simples facto de querer tocar.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, e ao fim-de-semana pela manhã é a única altura em que tenho alguma paz de espírito para o fazer, e por vezes nem aí.
    Uma vez deixei cair pelas escadas umas partituras e o meu vizinho ficou boquiaberto "ah, és tu que tocas".

    ResponderEliminar
  5. Que fixe ^^!
    Eu só tenho tempo para praticar à noite, por volta das 23h. Mas como é guitarra semi-acústica, sempre dá para abafar melhor.
    Um dia destes vou patrulhar as escadas do meu prédio, ou então deixo um bilhetinho a agradecer na porta do elevador.

    ResponderEliminar